
7º JAZZ AO LARGO 2022 – BARCELOS
Organizado pelo Município de Barcelos, o Jazz ao Largo é uma ideia da Burgo Divertido Associação.
Em 2022, o Jazz ao Largo regressa ao Theatro Gil Vicente e ao Largo Martins de Lima para a sua sétima edição. Este Ciclo/Festival teve início em 2016 e desde cedo teve uma linha programática bastante bem definida. Pelo festival já passaram nomes como Andy Sheppard, Michel Benita, Jake McMurchie, Julian Sartorius, Carlos Bica, Mário Laginha, Maria João, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Eyebrow, Peter Evans, entre muitos outros.
De 8 a 11 de setembro, Barcelos respirará jazz com uma oferta diária e em vários locais nas redondezas do Theatro Gil Vicente.
No dia 8, poderemos ver o resultado da residência artística liderada pela Associação Porta-Jazz em conjunto com os músicos locais e uma secção de metais da Banda Musical de Oliveira, que irão musicar o filme “The Boat” de Buster Keaton e Edward Cline com curadoria da Associação ZOOM.
No dia 9, será a vez da famosa Big Band, L.U.M.E. (Lisbon Underground Music Ensemble), liderada por Marco Barroso subir ao palco no Largo Martins Lima.
A 10 de setembro, será a vez do regresso dos aclamados Get The Blessing, vencedores do prémio de melhor banda Jazz da BBC em 2008, banda que conta na sua formação com os músicos Jim Barr (Portishead), Clive Deamer (Portishead/Radiohead), Pete Judge e Jake MCMurchie (colaborador de Portishead e Massive Attack). No mesmo dia, será a vez do guitarrista italiano, Stefano Pilia a solo, num concerto único no Claustro da Câmara Municipal de Barcelos.
No último dia do Festival, e aproveitando a presença do trompetista/pianista Pete Judge, o Jazz ao Largo apresenta um concerto/workshop do músico no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos. No dia 11, o Jazz ao Largo uma vez mais irá ao encontro dos mais pequenos com o workshop Atlas de Instrumentos Utópicos – Caixas Bruitas, em conjunto com a Associação Sonoscopia, onde será dada a oportunidade aos mais novos de construírem dispositivos sonoros.