Avançar para o conteúdo
Augusto Canário - Festa d´Agonia 2023

Augusto Canário – Festa d´Agonia 2023

Festas da Senhora da Agonia 2023

22H00

Augusto Canário e Amigos

Campo d’Agonia

14 – 22 agosto 2023

O evento oficial terá início em 14 de agosto com música na Praça da Liberdade. Destacam-se nos dias 15 e 16 o Festival Folclórico na Praça da Liberdade e a Festa do Traje no Centro Cultural de Viana do Castelo, respectivamente. A primeira celebração festiva terá início no dia 17 de agosto, com o tradicional Desfile da Mordomia previsto para as 16 horas pelas ruas de Viana do Castelo. No dia 18, acontecerá a tradicional Procissão Solene saindo do Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, enquanto no dia 19, será realizado o Cortejo Histórico-Etnográfico, seguido pelo espetáculo de tocadores de concertina e cantadores ao desafio de “Augusto Canário e Amigos”. Nessa mesma noite, a população da Ribeira confeccionará os “Tapetes Floridos”. No dia 20, dedicado à padroeira, haverá a Procissão ao Mar, e, no retorno, os andores percorrerão os tapetes na zona ribeirinha. A festa encerrará com a tradicional “Serenata” no rio Lima.

“A festa já era celebrada nos dias anteriores e se estendia além do calendário oficial. Ao ampliar a duração da festa, estamos criando mais condições de segurança e conforto, adequadas à grandeza que a Romaria alcançou em seus cerca de 250 anos de história”, justifica António Cruz.

A devoção a Nossa Senhora d’Agonia começou em 1751, com a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu autorização para celebrar anualmente nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa Solene, data que a cidade de Viana escolheu como Feriado Municipal e que celebra desde então.

Augusto Canário – Festa d´Agonia 2023

Data

19 Ago 2023
Desde

Hora

22:00

Localização

Viana do Castelo
Viana do Castelo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *