Avançar para o conteúdo
Celebrações dos 50 Anos do 25 de Abril em Ponte da Barca

Celebrações dos 50 Anos do 25 de Abril em Ponte da Barca

Celebrações dos 50 Anos do 25 de Abril em Ponte da Barca: Um Tributo à Liberdade

Este ano, Ponte da Barca comemora os 50 anos da Revolução dos Cravos com uma série de eventos dedicados a honrar o legado do 25 de abril de 1974. Desde o início do ano, janeiro marcou o início das celebrações com uma Exposição de Cartazes e Artefactos das primeiras eleições livres do país, juntamente com uma homenagem musical às Canções de Abril, eventos que cativaram a comunidade.

No mês de março, a Biblioteca Municipal recebe a exposição “25 de Abril Rumo ao Cinquentenário”, organizada pela CIM Alto Minho, em parceria com a RIBAM – Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas do Alto Minho, e com o apoio do município de Ponte da Barca. Esta exposição destaca os momentos-chave que levaram à revolução e dedica o Dia da Poesia ao evento “Dizer e Ler Abril”, em colaboração com o Agrupamento de Escolas.

À medida que abril se aproxima, as atividades ganham intensidade. Uma exposição itinerante percorrerá o concelho, convidando os habitantes a refletirem sobre “Onde Estávamos há 50 Anos?”. Ao mesmo tempo, o cinema e o teatro, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, oferecerão uma imersão cultural, com exibições de filmes e performances ao vivo que revisitam os eventos e o ambiente da época.

No dia 25 de abril, terá lugar a habitual Sessão Solene da Assembleia Municipal, com momentos de Poemas de Abril e Canções de Intervenção, relembrando a importância da resistência cultural na luta pela liberdade. Nesse mesmo dia, um dos pontos altos das celebrações será o Musical dos 50 Anos do 25 de Abril, uma produção que contará com a participação da Orquestra Viv´arte, solistas convidados e a Academia de Música local.

O culminar das celebrações ocorrerá em novembro, com uma Conferência intitulada “50 Anos Depois, Cumprir Abril!”, seguida de um espetáculo musical naquela que será a sessão de encerramento.

Data

29 Nov 2024

Localização

Ponte da Barca
Ponte da Barca

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *