CONCERTO GERMINAL COM RODRIGO AMADO – REFRACTION SOLO
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Nomeado, pelo oitavo ano consecutivo, pela prestigiada El Intruso International Critics Poll, como um dos cinco melhores saxofonistas tenor em actividade, ao lado de Evan Parker, Joe Lovano, Charles Lloyd, Ken Vandermark, Jon Irabagon, Ivo Perelman, James Brandon Lewis, Chris Potter ou Ingrid Laubrock, Rodrigo Amado acaba de editar “Let The Free Be Men” (Trost), o terceiro álbum do quarteto que mantém com três das mais importantes figuras do jazz livre actual – Joe McPhee, Kent Kessler e Chris Corsano. Ainda o ano passado, editou também “The Field” (No Business), o sétimo álbum do seu celebrado Motion Trio, aqui com a participação do lendário pianista alemão Alexander von Schlippenbach, e “We Are Electric” (Not Two), a estreia em disco do seu novo quarteto Northern Liberties, com Thomas Johansson, Jon Rune Strom e Gard Nilssen. O ano de 2022 tem sido intenso, com a realização de inúmeros concertos um pouco por toda a Europa e Brasil, assim como a edição de dois novos álbuns – “Refraction Solo” (Trost), o seu primeiro registo a solo, e “Love Ghosts” (No Business), o terceiro álbum de The Attic. Finalmente, Amado estreou ainda um novo quarteto all star, The Bridge, partilhado com três nomes de topo da free music – Schlippenbach, Ingebrigt Haker Flaten and Gerry Hemingway.
Com o seu quarteto americano, à frente dos Motion Trio, com Miguel Mira e Gabriel Ferrandini, ou integrado nos Humanization Quartet, Amado realizou nos últimos anos inúmeras tournées na Europa e nos Estados Unidos, tendo passado por salas de referência como o Snug Harbor em New Orleans, Hideout em Chicago, The Stone em Nova Iorque, Bimhuis em Amsterdão, DOM em Moscovo, Quasimodo em Berlim, Jazz House em Copenhaga, Cafe Oto em Londres, Pardon To Tu em Varsóvia, De Singer em Antuérpia, Manufaktur em Estugarda ou a State Philharmony Hall em Oradea, vendo o seu trabalho aclamado em publicações internacionais de referência como a revista The Wire, ou os jornais El País e Folha de São Paulo. Com uma série de novos projectos previstos para 2022 e 2023, Amado afirma-se, cada vez mais, como um dos mais destacados improvisadores Europeus. Como refere o crítico e escritor norte-americano Stuart Broomer nas liner notes que escreveu para “This Is Our Language”, “Amado is an emerging master of a great tradition, more apparent with each new recording or performance.”