Avançar para o conteúdo

Concerto VIA LUCIS- Moços do Coro

Via Lucis uma obra portuguesa, única, em estreia absoluta.

Dando continuidade ao desejo dos Moços do Coro em fazer nascer novas obras a integrar o espólio da Música Coral Portuguesa, estes lançaram o repto ao compositor Eugénio Amorim para compor aquela que é a primeira Via Lucis musicada para coro, solistas, grande órgão e percussão.
Esta obra conta com a compilação de textos bíblicos por D. Carlos Azevedo, redigidos em latim, sob revisão de Frederico Lourenço, e narra diversos episódios da acção de Cristo após a Sua morte: da Ressurreição ao envio do Espírito Santo sobre os apóstolos, na tarde de Pentecostes.
Repletos de misticismo e deslumbre, estes textos ofereceram, ao compositor, um singular sustento para a criação de uma narrativa musical repleta de texturas, contrastes atmosféricos e enlaces de primorosos desenhos melódicos.
Beneficiando da instrumentação que compõe a obra, contempla-se uma manifestação tímbrica entre todos os intervenientes, sendo esta, muitas vezes, interrompida por enérgicos momentos de silêncio que sopram potestade sobre o som que ecoa no espaço.
Da autoria de Eugénio Amorim, com execução de João Santos (grande órgão), Daniel Moreira e Marcelo Pinho (percussão) e o ensemble vocal Moços do Coro, sob a direcção de Nuno Miguel de Almeida, a estreia absoluta de Via Lucis traz, ao plano humano, a manifestação do Divino, alimentada pela fonte primária de energia, indispensável à vida, – a Luz.

Data

14 Abr 2023
Desde

Hora

21:30

Localização

Igreja de Ribeirão
Famalicão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *