Avançar para o conteúdo
Feira Afonsina 2023 - Guimarães

Feira Afonsina 2023 – Guimarães

Nos finais do Século XI, a Península Ibérica estava ameaçada por incursões provenientes de povos do Norte de África. Diante destas ameaças, D. Henrique, pertencente à família ducal de Borgonha, é enviado em auxílio ao Rei Afonso VI de Leão e reconquista o Reino da Galiza. Como recompensa pelos serviços prestados à coroa, recebe Teresa de Leão em casamento, filha ilegítima do monarca, e como dote o Condado Portucalense.

D. Henrique sempre demonstrou o sonho de autonomia do Condado, mas desde a sua morte em 1112, D. Teresa governou o Condado Portucalense aliando-se aos interesses da Galiza, juntamente com o Conde Galego Fernão Peres de Trava, que retirou privilégios aos homens que lutaram ao lado de D. Henrique, e entregou aos seus aliados provenientes da corte galega, gerando descontentamento entre os aliados do finado Conde, que entendiam que os destinos do Condado deveriam ser entregues ao herdeiro legítimo, o Infante Afonso Henriques.

Entre muitas disputas, políticas e armadas, que opunham os partidários de D. Teresa, ligados à coroa de Leão e Castela, e os aliados de Afonso Henriques, fiéis ao sonho de autonomia do Conde D. Henrique, a mais importante foi a que culminou com a Batalha de São Mamede, ocorrida no dia 24 de junho de 1128, da qual sai vitorioso D. Afonso Henriques, sendo considerado o dia 1 de Portugal.

 

quinta-feira (22/6): 18h00 – 01h00
sexta-feira (23/6): 11h30 – 01h00
sábado (24/6): 11h30 – 01h00
domingo (25/6): 11h30 – 22h00

FONTE:https://em.guimaraes.pt/pages/887/?geo_article_id=1617

Sessão Solene de 24 de junho foi adiada para as 21h00.

Tendo em conta as condições meteorológicas adversas e de modo a garantir o conforto e bem estar de todos os participantes, decidiu-se proceder ao adiamento da sessão solene para um horário em que as temperaturas estejam mais amenas.

Em 2023, a Feira Afonsina irá manter a localização nas rua Conde D. Henrique, Monte Latito, largo Martins Sarmento, rua Serpa Pinto, rua Agostinho Barbosa, rua Santa Maria, rua das Trinas, largo dos Laranjais, travessa Dona Aninhas, rua João Lopes Faria, largo Cónego José Maria Gomes, largo da Oliveira, rua Alfredo Guimarães, praça Santiago e largo Dr. João Mota Prego. Acrescenta ainda o regresso da rua do Condestável Nuno Álvares.
Tags:

Data

17 - 24 Jun 2023
Desde

Localização

Guimarães
Parque fluvial de Briteiros, R. Francisco Martins Sarmento 34, 4805-448 Salvador de Briteiros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *