Avançar para o conteúdo
Festa das Rosas - Viana do Castelo

Festa das Rosas – Viana do Castelo

As Romarias de Viana do Castelo começam no mês de Maio, tradicionalmente, com esta Festa em Vila Franca que se realiza sempre no fim de semana do 2.º domingo de maio.

O ponto alto é o desfile dos Cestos Floridos, confecionados com caules, folhas, botões e pétalas de flores naturais transportados à cabeça pelas mordomas, para oferta a Nossa Senhora do Rosário.

Durante a festa realiza-se o já tradicional festival de folclore, que tem acolhido grupos nacionais e internacionais, passando por esta festa uma diversidade imensa de trajes, usos e costumes que engrandecem esta já grandiosa festa.

Também, ao longo de todos estes anos, já passaram varias dezenas de bandas filarmónicas tanto nacionais como internacionais.

Como em todas as tradicionais festas do Minho, também em Vila Franca encontramos as vendedeiras, as doceiras, as famosas “tascas” de comes e bebes, as diversões para todas as idades, entre muitas outras atrações, que fazem da festa das rosas o ponto mais alto desta freguesia.

É a primeira grande romaria do ciclo anual de romarias Alto-minhotas e constitui um dos últimos testemunhos vivos do culto à Senhora do Rosário.

Classificada como Património Cultural Imaterial desde 14 de setembro 2021.

Tags:

Data

13 - 19 Mai 2023
Desde

Localização

Vila Franca do Lima
Viana do Castelo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *