Avançar para o conteúdo
JENNY HVAL APRESENTA CLASSIC OBJECTS

JENNY HVAL APRESENTA CLASSIC OBJECTS

Mais um avanço para o programa out — dez 2022 do gnration. A 24 de novembro, a norueguesa Jenny Hval regressa a Braga para apresentar o seu mais recente disco, ‘Classic Objects’.
JENNY HVAL
apresenta ‘classic objects’
Na Noruega ou noutro país, Jenny Hval tem vindo a fazer nome tanto como artista como escritora. Multidisciplinar e transgressiva, palavras regularmente utilizadas para descrever a sua arte, definem uma artista que alcança expressão através da música, literatura, arte visual e performance. De escritora, que se estreia em 2009 com o romance “Perlebryggeriet”, a um conjunto de colaborações artísticas e trabalhos assinados em instalações sonoras, composições, produções e performances, Jenny revela-se como uma artista única.
Desde a sua estreia em disco em 2006, sob o nome Rockettothesky, alcunha atribuída depois de ter gravado a sua primeira canção e nome que viria a pôr fim em 2010, Jenny Hval desenvolveu uma distinta aproximação a uma sonoridade mais intima. Em ‘To Sing You Apple Trees’ e ‘Medea’, os dois primeiros da vida artística e únicos como Rockettothesky, já era faceta que se lhe notava. ‘Viscera’ (2011, Rune Grammofon), o primeiro em nome próprio, indiciava que estaríamos perante algo único. A Uncut colocava-o já então como um dos 50 melhores discos do ano.
Com ‘Innocence Is Kinky’ (2013) e ‘Apocalypse, girl’ (2015), este último na editora Sacred Bones, Hval recebeu a mais profunda aclamação internacional pela sua fascinante voz, entrega singular e composição que cada vez mais incorporava elementos de poesia, prosa, escrita, performance e cinema.
Em 2016, lança ‘Blood Bitch’ e gera um estridente falatório em torno do novo trabalho. A opinião é consensual para as maiores e melhores publicações de música: ‘Blood Bitch’ é um disco de excelência. No final do ano, o novo disco da norueguesa assume as tabelas de melhores discos de 2016, onde o vemos nos lugares primordiais para a imprensa musical como a FACT (#1), The Line Of Best Fit (#1), The Independent (#4) e The WIRE (#6). Em abril do ano seguinte apresenta-o no gnration, num concerto que ainda perdura na memória de todos.
O sétimo disco de estúdio surgiria três anos depois de ‘Blood Bitch’. ‘The Pratice of Love’, disco inspirado no filme com o mesmo nome realizado pela provocadora artista austríaca Valie Export, encerraria a sua passagem pela Sacred Bones, antes de rumar à sua nova casa, a gigante 4AD. O novo disco, ‘Classic Objects’ é, segundo a própria, a sua versão de um disco pop. Certo é que já é um dos melhores discos que este 2022 nos deu e volta a prometer mais um enorme concerto da norueguesa.

Data

24 Nov 2022
Desde

Hora

22:00

Localização

Gnration
Praça Conde de Agrolongo, 4700-312 Braga
Category

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *