Avançar para o conteúdo
julho é de jazz kaja draksler & susana santos silva

julho é de jazz: kaja draksler & susana santos silva

Companheiras no quarteto Hearth, que junta também os saxofones da dinamarquesa Mette Rasmussen e da argentina Ada Rave, um encontro entre Susana Santos Silva e Kaja Draksler parecia quase inevitável ao fim de uma década de entrelaço. Gravado ao vivo no auditório da Culturgest, This Love (Clean Feed, 2015) registava o primeiro momento entre a trompetista e compositora portuguesa e a pianista e compositora eslovena, duas das mais interessantes e originais artistas da música improvisada europeia. Em 2021, voltariam a registar um novo encontro em palco, desta vez no Copenhagen Jazz Festival. Grow (Intakt Record, 2022) mereceria a nota mais alta para a Jazz.pt, que o descreve como “uma explicação sobre o que é a improvisação no seu melhor”.
Tendo o pianista Cecil Taylor como referência maior, e sobre o qual escreveu uma tese, Kaja Draksler é figura ativa na cena da música improvisada europeia. Fundou o seu projeto principal, Octet, atua regularmente a solo ou com formações como Punkt.Vrt.Plastik, mas também em duo com Eve Risser e Onno Govaert. Kaja interessa-se por encontrar formas de fundir a composição e a improvisação (livre), trabalhando com diferentes estruturas e lógicas musicais.
A viver em Estocolmo, Susana Santos Silva é dona de uma abordagem artística singular. Susana surge de um amplo espectro de influências, da música clássica e contemporânea ao jazz e arte sonora textural, interessando-se por estender as possibilidades do instrumento, explorando novas formas de expressão dentro da música, bem como dissolvendo as fronteiras entre composição e improvisação. A sua música foi descrita como inebriante, intensa, bela, opressora, hipnotizante, inovadora, ousada e criativa. É membro cofundador da Associação Porta-Jazz e do seu selo discográfico, Carimbo, e integra a European Movement Jazz Orchestra. Em 2018 lançou o seu primeiro álbum a solo, All the Rivers (Clean Feed), gravado ao vivo no Panteão Nacional de Lisboa. Colaborou já com músicos como Fred Frith, Evan Parker, Joëlle Léandre, Mat Maneri, Paul Lovens e Hamid Drake, entre muitos outros.

kaja draksler piano e preparações piano and preparations
susana santos silva trompete e outros trumpet and more

Stage gathering between two of the most interesting artists of the European improv jazz scene, pianist Kaja Draksler and trumpetist Susana Santos Silva.

Fonte: https://www.gnration.pt/event/julho-e-de-jazz-kaja-draksler-susana-santos-silva/

julho é de jazz: kaja draksler & susana santos silva

Data

14 Jul 2023
Desde

Hora

22:00

Localização

Gnration
Praça Conde de Agrolongo, 4700-312 Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *