Avançar para o conteúdo
KATHY HINDE - GNRATION

KATHY HINDE – GNRATION

“Tweet” ganhou nos últimos anos um novo significado. Originalmente associaríamos esta palavra inglesa ao chilrear dos pássaros, mas hoje mais depressa a relacionamos com a rede social Twitter.  Em Twittering Machines, a britânica Kathy Hinde explora o novo duplo sentido do “tweet”, e como a comunicação tecnológica tem ameaçado o sentido original da palavra, da mesma forma que os seres humanos têm ameaçado os habitats dos pássaros.
Em palco, é tocado um vinil com uma versão em código morse do poema Ode to Nightingale, em português Ode a um Rouxinol, de John Keat. Ao mesmo tempo, um software ouve este poema em código morse e interpreta de volta para texto. Durante o espetáculo, os bipes e blips do código juntam-se a caixas de música, brinquedos que imitam pássaros e outros objetos manipulados ao vivo pela artista.  Filmes analógicos de aves e dos seus habitats são entrelaçados com o texto e os sons e, através de métodos físicos e químicos, são transformados de modo a representar a destruição dos habitats e as alterações climáticas, que confundem as estações do ano e ameaçam as diferentes espécies de pássaros.
Kathy Hinde é uma artista audiovisual que procura cultivar uma ligação forte com outras espécies e sistemas ecológicos do planeta Terra. Desenvolve instalações e performances, e trabalha frequentemente com outros profissionais e cientistas. Em 2020, foi premiada com um Ivor Novello Composer Award, com a peça Twittering Machines, que abre o programa de 2023 do gnration.

classificação etária m/12

Data

13 Jan 2023
Desde

Hora

22:00

Comprar

Bilhetes

Localização

Gnration
Praça Conde de Agrolongo, 4700-312 Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *