Avançar para o conteúdo
"NOITE E DIA" DE JOANA COTRIM E RITA MORAIS

“NOITE E DIA” DE JOANA COTRIM E RITA MORAIS

SINOPSE

 

“NOITE E DIA” de Joana Cotrim e Rita Morais.

A ação do espetáculo acontece após uma catástrofe, a cidade está inundada. Duas performers aparecem encharcadas, quase sem maquilhagem e sem os figurinos de cena e, já com atraso, dão início ao espetáculo, recorrendo por vezes ao público para o concretizar, convictas da qualidade dos seus números quando estes são manifestamente falhados.

A peça intercala momentos em que deliberadamente se tenta esclarecer a narrativa do momento prévio (a catástrofe) e números que põem o público em ação, entrando num jogo de intrusão ficcionada sobre possíveis histórias de vida dos espectadores. Inventam-se inúmeras subjetividades, micro-narrativas, para chamar o público a participar na peça.

Se por um lado nos interessa abordar a dissonância entre a catástrofe e o entretenimento, com promessas mentirosas de que estamos ali para que as pessoas se esqueçam das suas vidas por uma noite, por outro interessa-nos encontrar soluções para um quotidiano esgotado por formas estanques.

O tema surgiu da urgência em pensar os contrastes entre a noite e o dia, e de que forma estes períodos redefinem as “máscaras” sociais: a noite enquanto lugar comum de desinibição, e o dia enquanto lugar de máscaras mais rígidas e formais.

Estas máscaras, que são também formas eficazes de sobrevivência, servem-nos no momento em que o mundo parece estar a colapsar, vestimos a máscara da alienação, continuamos a rotina do entretenimento, na roda viva de um sistema que não permite parar. Aqui, se a realidade catastrófica entra em cena, o performer morre. A peça vive dessa tentativa de investigar as dissonâncias entre um lugar em ruínas e a simulação de um universo festivo.

 

FICHA ARTÍSTICA

 

Concepção e Interpretação:

Joana Cotrim, Rita Morais

Apoio Dramatúrgico:

Peter Vandenbempt

Design de Iluminação e operação do espetáculo:

Carolina Caramelo

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

POR FAVOR, NÃO ESQUEÇA:
– As portas abrirão, meia hora antes do início dos espetáculos e pede-se aos espectadores que compareçam mais cedo.

– Os espetáculos terão início à hora marcada e não será permitida a entrada após o início dos espetáculos.

– O bar do Teatro Diogo Bernardes encontra-se encerrado.

– Espetáculo recomendado a maiores 12 anos de idade.

 

PREÇOS

Preço Único: 5€

Data

25 Nov 2022
Desde

Hora

21:30 - 22:45

Comprar

Bilhetes

Localização

Teatro Diogo Bernardes
R. Agostinho José Taveira 80, 4990-150 Pte. de Lima
Category

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *