“NOITE E DIA” DE JOANA COTRIM E RITA MORAIS
SINOPSE
“NOITE E DIA” de Joana Cotrim e Rita Morais.
A ação do espetáculo acontece após uma catástrofe, a cidade está inundada. Duas performers aparecem encharcadas, quase sem maquilhagem e sem os figurinos de cena e, já com atraso, dão início ao espetáculo, recorrendo por vezes ao público para o concretizar, convictas da qualidade dos seus números quando estes são manifestamente falhados.
A peça intercala momentos em que deliberadamente se tenta esclarecer a narrativa do momento prévio (a catástrofe) e números que põem o público em ação, entrando num jogo de intrusão ficcionada sobre possíveis histórias de vida dos espectadores. Inventam-se inúmeras subjetividades, micro-narrativas, para chamar o público a participar na peça.
Se por um lado nos interessa abordar a dissonância entre a catástrofe e o entretenimento, com promessas mentirosas de que estamos ali para que as pessoas se esqueçam das suas vidas por uma noite, por outro interessa-nos encontrar soluções para um quotidiano esgotado por formas estanques.
O tema surgiu da urgência em pensar os contrastes entre a noite e o dia, e de que forma estes períodos redefinem as “máscaras” sociais: a noite enquanto lugar comum de desinibição, e o dia enquanto lugar de máscaras mais rígidas e formais.
Estas máscaras, que são também formas eficazes de sobrevivência, servem-nos no momento em que o mundo parece estar a colapsar, vestimos a máscara da alienação, continuamos a rotina do entretenimento, na roda viva de um sistema que não permite parar. Aqui, se a realidade catastrófica entra em cena, o performer morre. A peça vive dessa tentativa de investigar as dissonâncias entre um lugar em ruínas e a simulação de um universo festivo.
FICHA ARTÍSTICA
Concepção e Interpretação:
Joana Cotrim, Rita Morais
Apoio Dramatúrgico:
Peter Vandenbempt
Design de Iluminação e operação do espetáculo:
Carolina Caramelo
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
POR FAVOR, NÃO ESQUEÇA:
– As portas abrirão, meia hora antes do início dos espetáculos e pede-se aos espectadores que compareçam mais cedo.
– Os espetáculos terão início à hora marcada e não será permitida a entrada após o início dos espetáculos.
– O bar do Teatro Diogo Bernardes encontra-se encerrado.
– Espetáculo recomendado a maiores 12 anos de idade.
PREÇOS
Preço Único: 5€