Avançar para o conteúdo
Orlando - CCVF - Centro Cultural Vila Flor

Orlando – CCVF – Centro Cultural Vila Flor

Direção Albano Jerónimo | Texto Cláudia Lucas Chéu

A travessia é o lugar da incerteza, da não-evidência,do estranho

– Paul B. Preciado, filósofo transgénero

Vivemos tempos bizarros. Numa época que devia ser dada à tolerância e aceitação, passamos por um período de violência muitas vezes centrado na discriminação. Contudo, o pensamento que se opõe ao poder tem mostrado resiliência e força de combate. O texto de Cláudia Lucas Chéu parte de Orlando de Virginia Woolf, e constrói uma narrativa que misturará a ficção de Woolf com uma tentativa de refletirmos sobre as questões de género e sobre as ondas de violência que estas originam. A encenação assinada por Albano Jerónimo remete para uma perversidade polimorfa sonhada, quer pela recusa, quer na paixão angustiada, quer na transformação da beleza, quer nas representações singulares da fisicalidade corpórea. “Orlando” é uma biografia ficcionada sobre a corrente da consciência. No palco do tempo, “Orlando” será o nosso nobre, sofisticado e sensível protagonista neste novo reino, nesta nova sociedade e neste novo mundo.

PROGRAMA PARALELO

Filme Documentário “Travessia”
Terça 30 novembro, 21h00
CCVF / Pequeno Auditório
Em parceria com o Cineclube de Guimarães

Partamos do êxodo, enquanto qualidade conclusiva de um processo, ou mesmo de uma “travessia”. Uma que não se limita a propor a existência de um destino pré-determinado, mas antes, consente a possibilidade de pontos focais intermédios, caracterizados pela voz da sua individualidade. Uma voz, por vezes, inconformada pela revelação social de processos interiores que, num passado próximo, eram objeto de criminalização. Em Portugal, nos últimos vinte anos, a temática LGBTQIA+ tem ganho a dignidade, o espaço e a vivacidade, naturais a todas as questões sociais. O que é mudou, desde então? A metáfora da “travessia” pode, nesse sentido, ilustrar dois percursos diversos, mas, necessariamente, intercomunicantes – o pessoal e o social. São muitas as dificuldades que, ainda hoje, caracterizam este domínio temático. Desse modo, a seleção testemunhal recai numa abordagem tridimensional entre os universos pessoal, ativista e político-jurídico.

_
Apresentação do trabalho desenvolvido nas Oficinas com alunos da Universidade do Minho
Quinta 2 dezembro, 21h30
CCVF / Café Concerto

A TN21 a partir do seu novo espetáculo “Orlando” e fazendo jus ao seu histórico de trabalho e registo que contribui para a inclusão, decidiu envolver os alunos da Universidade do Minho neste projeto, confrontando-os com a diversidade e complexidade das temáticas envolvidas, como a questão de género (incidindo na transexualidade e no transgénero) e a deficiência (física ou mental). Através de testemunhos na primeira pessoa pretende-se oferecer aos alunos as perspetivas psicológicas, cívicas, legais, emocionais, artísticas e de saúde dos temas abordados, com o objetivo de deixar bases para uma reflexão crítica e problematização dos temas, que darão origem a um objeto final e de apresentação.

Conceção TN21, A Oficina, Licenciatura em Teatro – Instituto de Letras e Ciências Humanas – Universidade do Minho
Direção Oficinas Presenciais
Albano Jerónimo, Cláudia Lucas ChéuPesquisa e material de consulta TN21
Direção de curso e coordenação pedagógica Universidade do Minho Francesca Clare Rayner
Coordenação Oficinas Sara Cavaco
Painel de convidados ILGA, Terra Amarela, TransMissão – Associação Trans e Não Binária, AMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género, Adviser Legal, Unidade de Reconstrução Genito-Urinária e Sexual (URGUS), Filipe Cato, Johnny Hooker, Tita Maravilha, Aurora Pinho (elenco espetáculo Orlando), Diego Bagagal (elenco espetáculo Orlando), Tempero Drag – Drag Queen – Rita Von Hunty, André Tecedeiro, A. Pinto-Baião (entre outros a confirmar)

_
Vox – Pop
Quarta 1 a Sábado 4 dezembro
CCVF / Espaço Escuta

Vídeo documental com diversos depoimentos de pessoas pertencentes à comunidade de Guimarães, editados e montados, no sentido de clarificar uma perceção pública vigente no quotidiano da cidade e da comunidade, sobre as temáticas de travessia, uma realidade que ainda é, para muitos, desconhecida.

Conceção TN21
Direção vox-pop & guião TN21
Design Vídeo Oskar & Gaspar

Tanto o filme documentário “Travessia”, como o vox-pop realizado com a comunidade de Guimarães e o resultado final do trabalho desenvolvido com os alunos da Universidade do Minho, constituem um complemento essencial ao espetáculo “Orlando” e estarão disponíveis em exibição permanente, para acesso público, no Espaço Escuta, na Praça Coberta do CCVF.

Espetáculo com audiodescrição (AD) e interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP)

Fonte: http://www.ccvf.pt//detail-eventos/20211204-orlando-albano-jeronimo/

 

Orlando – CCVF – Centro Cultural Vila Flor

Data

04 Dez 2022
Desde

Hora

19:30

Localização

Centro Cultural Vila Flor
Av. Dom Afonso Henriques 701, 4810-431 Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *