
Os Cachos do Meu Cabelo – Teatro Sá Miranda
SINOPSE
“Uma menina Amara tem cachos no cabelo que condizem com o seu tom de pele. Nenhum menino na sua escola tem cachos no cabelo tão belos como os dela. Amara sabe que é diferente” Pretendemos abordar a questão da culturalidade étnica, musical, a identidade do indivíduo).”
O espaço escolar é um lugar fundamental para a formação de ser humano, é também ali onde se constrói o futuro das sociedades. Espaço de aprendizagem, mas também lugar de conflito, de barreiras e fronteiras.
Nem sempre estes comportamentos refletem o pensamento de quem os pratica, são por vezes instrumentos de afirmação que se sobrepõe a um bem maior.
Esta história parte do lado mais perverso do universo escolar, discriminatório, hostil, sem filtros como é peculiar nestas gerações.
Só que a menina Amara tem muito mais para contar do que estar ao serviço de egos. Ela transporta consigo histórias, objetos que fazem parte das suas origens e de que ela tanto se orgulha. Os seus conhecimentos, sua forma afável de estar, a sua paz, a sua luz são contagiantes. Percebe-se que aquele espaço vai ser pequeno para o tamanho dos seus sonhos e dos seus conhecimentos.
A indiferença foi a melhor arma para construir afetos, criar o seu espaço e conquistar o mundo, que cresce a cada momento.
Amara é realmente feliz.
Queremos trazer para este espetáculo o imaginário de tradições, objetos, músicas, culturas, conceitos e vivencias ímpares, pouco comuns à sociedade ocidental. Será esta dicotomia alheia ao conhecimento das nossas crianças que despertará a curiosidade e o interesse em saber mais do planeta que pertence a todos.