Avançar para o conteúdo
Semibreve: Gábor Lázár, Jana Rush, Bleid - Bom Jesus

Semibreve: Gábor Lázár, Jana Rush, Bleid – Braga

O festival de música eletrónica e arte digital Semibreve regressa para a 12.ª edição que decorrerá em Braga, de 27 a 30 de outubro, repartindo-se entre gnration, Theatro Circo, Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, Capela Imaculada do Seminário da Nossa Senhora da Conceição e Igreja do Bom Jesus do Monte.

gábor lázar · 00:15

Gábor Lázar, produtor húngaro e um dos mais interessantes nos dias que correm, apresenta no festival um espetáculo audiovisual baseado na música do disco Boundary Object (Planet Mu, 2020).
Quando acolheu o chamamento da música aos 14 anos, Gábor Lázár percebeu como iria ser a sua vida. Não hesitou e, sobretudo, não esperou: juntou a falta de dinheiro que um adolescente normalmente tem ao gosto por computadores e começou literalmente a programar o seu futuro. A relação monogâmica com a computação, preterindo instrumentos e formação tradicional, fez com que se fosse perseverando na investigação do som como fenómeno físico, o seu impacto na nossa perceção e, inevitavelmente, na potencialidade de nos manipular. E nada se tornou mais cativante do que trabalhar no contexto da música de dança eletrónica. É nesse espaço blindado que as composições de som e luz de Gábor Lázár atuam sem qualquer réstia de misericórdia: ritmos de geometria desafiadora; batidas rasantes ao technofootwork e Mark Fell; padrões e texturas de faina sintética; tudo a fazer dançar o nosso corpo e a trepidar a nossa mente. Somos ratinhos em laboratório contentes com as tarefas.

jana rush · 01:15

Veterana norte-americana do footwork de Chicago, Jana Rush começou como DJ ainda muito nova, produzindo logo três anos após o início de carreira. Muitos anos mais tarde, Jana continua a testar os limites do género.
O footwork tem a velocidade inscrita na sua matriz definidora. Jana Rush, peão fundamental da construção ativa do género em Chicago, produzindo e sendo DJ, sabe exemplarmente disso — até porque diz que aprendeu as artes do ofício aos 10 anos! — e mesmo nos momentos de rutura e desaceleramento compreende que a velocidade é tudo, inescapável como a gravidade, fazendo justiça poética ao seu apelido. Embora tenha causado um esgar de sobressalto quando anunciou que “Painful Enlightment” não seria um disco de footwork, o seu álbum de 2021 em nenhum momento consegue deixar de mostrar a sua linhagem e herança, revelando, contudo, novas possibilidades: muito jazz, farrapos perdidos de hip hop, memórias soltas de house, algum sexo, gritos e palavras de ordem como se de uma batalha se tratasse. Neste caso, foi a dela, contra a depressão, de onde saiu vitoriosa. Refreada a velocidade em disco, não esperem que ao vivo Jana Rush nos dê tréguas.

bleid · 02:15

Do noise ao techno, do ambient a uma nova onda de batidas experimentais nascidas na Internet, BLEID tem vindo a ficar conhecida pela sua versatilidade em live act e DJ, com os seus sets a serem viagens meticulosas através de várias velocidades e atmosferas.
Durante algum tempo invisível até mesmo em concertos, BLEID camuflou-se para que a sua música pudesse escalar mais alto. Caída a máscara, hoje reconhecemos a conquista e BLEID é, sem margem para dúvidas, uma das autoras mais destacadas da música eletrónica em Portugal. Com produção discográfica reduzida, é no palco que BLEID prefere mostrar todas as suas prósperas credenciais, criando cenários completos para uma fruição completa, em que o ritmo, capital como combustível, funciona tal qual um marcador geodésico que nos orienta perante música ambiental, experimentação, noise ou outros estímulos que habitualmente excluímos numa noite de devoção clubística. Tem sido esta pluralidade de impulsos e dinâmicas que tem feito dos seus concertos e atos dj experiências gratificantes, não sendo por isso incomum vê-la em algumas das noites mais inconformadas da Príncipe.

Data

28 Out 2022
Desde

Hora

23:55

Comprar

Bilhetes

Localização

Gnration
Praça Conde de Agrolongo, 4700-312 Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *