Avançar para o conteúdo
IL Marinaio

IL Marinaio

IL MARINAIO di Fernando Pessoa

Dramaturgia e encenação de Lelio Lecis

Pessoa escreveu “O Marinheiro” em uma noite. Os protagonistas são três mulheres, que existiram ou “talvez” sejam apenas o sonho de alguém. Têm um tempo de vida limitado: uma noite. Quando o galo cantar, elas desaparecerão.

As três mulheres, durante uma vigília fúnebre, contam histórias de uma vida que provavelmente nunca viveram.

Um dos contos das três mulheres (que dá o título à obra) é a história de um marinheiro. Um marinheiro que, durante os longos dias de navegação, havia criado com sua fantasia uma ilha imaginária. Uma ilha onde, na sua imaginação, tinha criado as ruas, as casas, o molhe no porto, os habitantes e seus próprios comportamentos.

Esta vida imaginada tinha-se tornado a sua única vida.

Da vida real não se recordava de nada, nem mesmo das carícias de sua mãe. Neste trabalho, quis introduzir alguns elementos referentes à vida do autor, nas suas relações com o mar.

Por um período de sua vida, Pessoa fez longas viagens de navio, para ir visitar a sua mãe, que se havia mudado para a África do Sul. Dias e dias de navegação, onde a fantasia encontra seu terreno fértil. Aliás, durante um certo período, Pessoa viveu com uma tia “louca” que não conseguia distinguir entre realidade e ficção, algo que o próprio autor experimentou muitas vezes em circunstâncias peculiares. A encenação do espetáculo, refere-se assim a histórias marítimas que estão presentes no texto de Pessoa: O culto das sereias, a ilha inventada, uma pequena janela de onde se pode ver o mar, o farol, as luzes de um porto e muitos outros elementos emprestados um pouco também pela sua biografia.

Lelio Lecis

Com: Tiziana Marlucci, Julia Pirchi e Valentina Picciau

assistenti alla regia Erika Carta e Stefano Cancellu

scenografia Valentina Enna

costumi Marco Nateri

 

««BILHETE»»

Data

27 Jul 2022
Desde

Hora

21:30 - 22:20

Localização

Theatro Gil Vicente
Largo Dr. Martins de Lima - Barcelos
Category

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *