Avançar para o conteúdo
Mão Morta + Pedro Sousa =Tricot - GNRATION

Mão Morta + Pedro Sousa =Tricot – GNRATION

É da vontade de criar um projeto de edição fonográfica que promova a aproximação entre músicos — e que em grande parte dos casos nunca anteriormente tenham trabalhado juntos — que surge o encontro entre a “instituição” Mão Morta e o saxofonista Pedro Sousa. A feliz ideia coube a André Tentugal, músico, produtor e realizador, e a Henrique Amaro, locutor da Antena 3, que através da “Esfera” deram ainda a conhecer colaborações entre Sensible Soccers e Carlos Maria Trindade ou Joana Gama e Angélica Salvi, duas das cinco “misturas” de nomes de referência da praça musical nacional. Da sessão de gravação entre o grupo de Braga e o artista de Lisboa resultaram três temas, editados em vinil, com tiragem limitada, mas abriram-se também portas para um outro desafio: um encontro ao vivo promovido através de uma coprodução com a Culturgest.
Pedro Alves Sousa é figura ativa e referente no universo da música improvisada em Portugal. Já o vimos e ouvimos ao lado de Gabriel Ferrandini, Thurston Moore, Black Bombaim, RP Boo, Miguel Mira ou Hernâni Faustino. Em colaborações ou sozinho em palco, percebemos que é um músico de irreverência própria e de um combustível inesgotável. A par de Rodrigo Amado e Ricardo Toscano, nomes com quem também já partilhou palco, é também porta-estandarte de um saxofone sem controlo que o país tem para dar à música além-fronteiras.
É a irreverência que vemos no jovem Pedro Sousa que se espelha também na carreira de quase quatro décadas de Mão Morta — e talvez seja aqui, na irreverência, onde resida o ponto de combustão que pareceu óbvio para a ignição editorial da Esfera. Autores de um percurso singular, constantemente propondo-se ao desafio e à transgressão, os Mão Morta não são partido que case com qualquer um, mas quando casam, casam para sempre. Que o diga Pedro Sousa, agora parte deste poliamor.

adolfo luxúria canibal voz
miguel pedro eletrónica, bateria, percussões
antónio rafael eletrónica, teclas, guitarra
vasco vaz guitarra
ruca lacerda guitarra
rui leal baixo
pedro sousa saxofone, eletrónica

classificação etária m/6

Data

20 Jan 2023
Desde

Hora

22:00

Comprar

Bilhetes

Localização

Gnration
Praça Conde de Agrolongo, 4700-312 Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *