Avançar para o conteúdo
the selva - gnration (1)

the selva – gnration

Ricardo Jacinto, Gonçalo Almeida e Nuno Morão formam este trio cordas e percussão que explora as intersecções entre o alargado espectro musical de cada um dos seus membros, apresentando um diálogo musical improvisado, eletroacústico, multi-idiomático e fortemente influenciado por estratégias minimais e repetitivas. Formados em 2016, editaram discos pela Clean Feed e Shhpuma: The Selva (2017), Canícula Rosa (2019) e Barbatrama (2021), este último em colaboração com o produtor Machinefabriek.
Em 2018, desenvolveram uma residência artística no gnration que originou uma memorável apresentação pública final. Regressam agora para apresentar o novo álbum, Camarão-Girafa, editado em março deste ano pela Clean Feed. Neste trabalho, a música do grupo procura manter-se sem género definido, mostrando “composições progressivamente mais focadas em motivos repetidos e transformações texturais lentas, novos horizontes e contornos”, referem. A eletrónica, presença cada mais assídua no grupo, e a amplificação dos instrumentos de cordas, aliadas a uma pós-produção ativa e que muito deve a estratégias sónicas vindas do rock, levam Camarão-Girafa para um novo patamar de escuta do diálogo de uma formação pouco comum no jazz.
Nuno Morão é músico, compositor, sonoplasta e professor. Estudou composição, órgão de tubos, piano, bateria, percussão variada e uma panóplia de instrumentos de plástico.
Gonçalo Almeida participa em vários projetos que vão do jazz moderno, free-jazz, jazzcore à música de improvisação livre. Já partilhou o palco com músicos como Ab Baars, Balasz Pandi, Chris Speed, Carlos Zíngaro ou Rodrigo Amado.
Ricardo Jacinto reparte o seu trabalho entre a música e a arte focada na relação entre som e espaço. Enquanto violoncelista, colaborou já com David Maranha, Hernâni Faustino ou Manuel Mota. Integra também o projeto Harmonies, junto com a pianista Joana Gama e o músico Luís Fernandes.

ricardo jacinto violoncelo e eletrónica cello and electronic
gonçalo almeida contrabaixo e eletrónica double bass and electronic
nuno morão bateria e percussão drums and percussion

The Selva, a free-improvisation unit featuring Ricardo Jacinto, Nuno Morão and Gonçalo Almeida, presents their new album, ‘Camarão-Girafa’, out on Clean Feed Records.

Fonte: https://www.gnration.pt/event/the-selva/

the selva – gnration

Data

29 Set 2023
Desde

Hora

22:00

Localização

Gnration
Praça Conde de Agrolongo, 4700-312 Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *