Avançar para o conteúdo
Trajes e Folclore em Barcelos

Trajes e Folclore em Barcelos

Que trajes se usavam no trabalho, nas festas, ao domingo e para ir à feira de Barcelos nos finais do século XIX? “Trajes e Folclore em Barcelos” é o tema da exposição que abre ao público no dia 28 de julho, às 18h, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, e onde poderá ver e saber como se vestiam os barcelenses nos finais do século XIX.

Esta iniciativa será uma excelente oportunidade para ver e apreciar a singularidade do Folclore barcelense através dos seus trajes, numa viagem etnográfica que para alguns será uma novidade e para muitos mais será uma grata recordação.

A mostra patente na Sala Gótica é composta por vinte e um trajes regionais, dos diferentes Grupos e Ranchos Folclóricos do concelho de Barcelos, e estão divididos em três temas principais das vestes dos finais do século XIX até à segunda metade do século XX, nomeadamente trajes de Trabalho, trajes de Domingar/Noivos e trajes de ir à Feira/ de Barcelos.

Ao longo da exposição, os visitantes poderão ser confrontados com algumas diferenças entre as formas de trajar, diferenças essas associadas ao território bem como a fatores externos que acabavam por influenciaram as gentes que o habitavam. É natural, por isso, que, por exemplo, se encontre junto à sede do concelho os chamados trajes de “Ir à Feira”, porque o meio mais “citadino” clamaria por um traje mais arranjado e apelativo.

Também é comum, nas freguesias onde a plantação de linho era abundante, ver-se o uso regular de peças de linho, mas de resto, também a lã era a matéria mais usada na confeção de saias, aventais, xailes, etc…

O que difere então no território? Como se ata o lenço à cabeça; ou se se usa a barra à cinta por cima do avental. Se as cores do avental no tear são mais garridas, ou pelo contrário são as possíveis; poupava-se para as festas, para “ver a Deus” ou “Domingar”. Horas de lazer, onde o tempo permitia algum arranjo!

A narrativa da exposição demonstra o levantamento e divulgação que os Grupos e Ranchos do concelho têm feito no âmbito do folclore e da etnografia em geral.

A exposição “Trajes e Folclore em Barcelos” vai estar patente até ao próximo dia 25 de setembro, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, e é uma excelente oportunidade para ver e apreciar a singularidade do Folclore barcelense através dos trajes, numa viagem etnográfica que para alguns será uma novidade e para muitos mais será uma grata recordação.

Data

28 Jul 2022 - 25 Set 2022
Desde

Hora

18:00

Localização

Sala Gótica dos Paços do Concelho
Barcelos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *